Seleção brasileira de goalball goleia a Argentina e consegue vaga antecipada nas semifinais do Parapan-Americano 2011

equipe masculina de Goalbal
equipe masculina de Goalbal
A Seleção brasileira de goalball não tomou conhecimento dos hermanos e aplicou uma goleada de 14 a 4 na Argentina, garantindo o primeiro lugar na chave masculina. Nesta quinta, os brasileiros enfrentam El Salvador às 9h (13h de Brasília), mas com as vitórias contra Estados Unidos, Canadá e México, a ponta da tabela já está assegurada.
Com domínio absoluto do jogo, os destaques do Brasil foram Leandro Silva, que enlouqueceu a defesa argentina, e Arestino Ferreira, estreante em competições fora do país. “Pratico a modalidade há mais de dez anos e defender meu país é realmente a realização de um sonho. Vamos dar o sangue pela medalha parapan-americana”, disse Arestino.
Para o técnico da Seleção brasileira, Alessandro Tosim, um dos motivos da vitória elástica foi a consciência tática da equipe. “Eles escutaram os comandos e colocaram em prática. Fecharam a defesa e encaixaram a bola nas falhas da Argentina. Pela tradição, Estados Unidos, México e Canadá crescem muito nas eliminatórias. Vamos manter nosso foco e jogar o máximo por essa medalha”, afirmou.
No feminino, o Brasil conseguiu a primeira vitória ao golear El Salvador por 10 a 0 – nesta modalidade, o jogo acaba quando este placar é atingido, independentemente do tempo restante. Com o resultado, as brasileiras garantiram vaga na semifinal, faltando apenas enfrentar o México, às 14h30 (18h30) desta quinta-feira, para definir os confrontos por medalha.