Maiores medalhistas do Brasil no Parapan já estão em casa


    Seleções Brasileiras de Natação e Atletismo chegaram nesta terça-feira ao Brasil. As duas equipes juntas conquistaram 145 medalhas, sendo 60 de ouro
    Maiores medalhistas do Brasil no Parapan já estão em casa
    Terezinha Guilhermina no Aeroporto de Guarulhos (Foto: Divulgação/CPB)
    Os atletas da natação e do atletismo foram recebidos com muito carinho no desembarque internacional do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Além de parentes e amigos que os aguardavam, o público manifestou a alegria em ver de perto os maiores medalhistas dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara com aplausos, abraços e pedidos para tirar foto.

    Ao todo, o Brasil conquistou 197 medalhas, sendo 81 de ouro, 61 de prata e 55 de bronze, repetindo a liderança no quadro geral da edição Rio 2007. Na natação, a Seleção Brasileira subiu 85 vezes ao pódio e no atletismo 60. O Hino Nacional foi tocado 33 vezes no Complexo Aquático de Guadalajara, no México, e 27 no Estádio de Atletismo.

    Eleita a representante dos atletas no Comitê Paraolímpico das Américas (APC) em votação aberta aos competidores do Parapan, a velocista Terezinha Guilhermina volta para casa com três medalhas de ouro (100m, 200m e 400m T11) e responsabilidades a mais.

    “Foi a primeira vez que participei da eleição e fui eleita com mais de 300 votos. Desde que venci já ganhei mais 400 amigos estrangeiros no Facebook. Terei mais trabalho, mas o reconhecimento e a confiança depositada em mim compensam”, revelou a mineira.

    Para o subchefe de missão do Brasil em Guadalajara, Jonas Freire, a Delegação Brasileira conseguiu cumprir o planejamento de ficar em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, contando com o brilho de novos talentos.

    “Sabíamos que seria difícil ter o mesmo número de medalhas do Rio 2007, numa competição fora de casa. Mas estamos muito satisfeitos. Tivemos mais de 30 atletas com menos de 21 anos na nossa Delegação, das 13 modalidades conquistamos medalhas em 12 e terminamos em primeiro no em seis (atletismo, natação, vôlei sentado, tênis de mesa, goalball e futebol de 5) e voltamos para casa com 104 vagas garantidas para os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012”, ressaltou.

    Equipes já desembarcaram Além das equipes de atletismo e natação, já estão no Brasil os atletas de bocha, tiro com arco, vôlei sentado, goalball, basquete, halterofilismo, ciclismo e tênis em cadeira de rodas.

    Chegam ao Brasil nesta quarta-feiraAs Seleções Brasileiras de Judô (duas medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze), Futebol de 5 (bicampeã dos Jogos Parapan-Americanos e dona d e Tênis de Mesa chegam ao desembarque internacional do Aeroporto de Guarulhos nesta quarta-feira, 22, às 6h55.