Paraolimpíadas: Atleta de São José (SP) é esperança de medalha no ciclismo
Esportes

ostrpias 1

Soelito Gohr, 39 anos, representará o Brasil em quatro modalidades no ciclismo.
O paraciclista Soelito Gohr, representante da equipe de ciclismo de São José dos Campos (SP), embarcou nesta segunda-feira, 13/08, para a Inglaterra, onde disputará os Jogos Paralímpicos de Londres que começam no dia 29 de agosto.

O atleta de 38 anos tem uma deficiência no braço esquerdo decorrente de um acidente em um treino em 1996. Como paraciclista, Gohr acumula conquistas e prêmios. A esperança dele é coroar os bons resultados com uma medalha em Londres.
- Estou competindo como paraciclista desde 2007. Em Pequim, 2008, terminei em quarto lugar. Depois disso, fui evoluindo e além do Mundial, no Canadá, neste ano, ganhei o ouro no Parapan, em Guadalajara.
As principais conquistas de Soelito aconteceram nas provas de resistência, de 100 quilômetros, que é a especialidade do paraciclista. No entanto, em Londres, ele competirá em outras três modalidades: duas no velódromo, sendo uma de um quilômetro e outra de quatro quilômetros; e a outra acontece em estradas e tem 30 quilômetros de distância.
- Estou treinando muito forte porque o ouro olímpico é a consagração de qualquer atleta. É meu sonho e os últimos resultados que obtive, mostram que estou perto de conquistá-lo.
Soelito viaja com um mês de antecedência para os jogos. Neste período, fica em Manchester, onde passa por uma aclimatação. A intenção do atleta é se adaptar ao clima frio da Inglaterra e aos circuitos ovais do velódromo.
- Os jogos acontecem em Londres, mas a pista de Manchester é idêntica. Então vou poder me adaptar às curvas, ao piso e a pequenos detalhes que podem fazer a diferença na hora da prova.
Atleta também disputa competições normais
Após o acidente em 1996, Gohr continuou atleta de ciclismo e só em 2007 aceitou convite para pedalar como paraciclista. Atualmente, ele concilia as duas modalidades.
- Quando surgiu a oportunidade de disputar as paralimpíadas de Pequim, decidi aceitar, mas nunca desisti de competir entre os principais ciclistas do mundo.
O atleta é integrante da equipe de São José dos Campos e tem treinado pesado junto com os colegas. A última competição que disputou foi os Jogos Regionais de Caraguá, no início do mês, quando sua equipe levou prata.
Fonte: Globoesporte.globo.com