Comitê Paralímpico abre votação popular para escolha de melhores atletas de 2012

anit 9

Após a campanha vitoriosa nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, que culminou com a conquista do inédito sétimo lugar no quadro geral de medalhas, chegou a hora de premiar os esportistas que se destacaram ao longo do ano.
No dia 19 de dezembro, os melhores atletas do País estarão reunidos no Rio de Janeiro para a 2ª edição do Prêmio Paralímpicos.

Os apaixonados pelo Movimento Paralímpico poderão escolher seus preferidos nas categorias de melhor atleta masculino e feminino. A votação será aberta oficialmente ao meio-dia de segunda-feira, 3 de dezembro, e segue até a meia-noite do dia 18, véspera da premiação. A lista é composta por seis nomes, três homens e três mulheres.
Alan Fonteles (Atletismo), Daniel Dias (Natação) e Dirceu Pinto (Bocha) são os indicados na categoria masculina. Entre as mulheres concorrem à melhor atleta do ano Lúcia Teixeira (Judô), Shirlene Coelho (Atletismo) e Terezinha Guilhermina (Atletismo).
 Os votos podem ser dados pelo site do Comitê Paralímpico Brasileiro (www.cpb.org.br), além das redes sociais Facebook (www.facebook.com/comiteparalimpico) e Twitter (www.twitter.com/cpboficial).
Conheça um pouco mais de cada um dos seis indicados a melhor atleta de 2012:
Categoria Melhor Atleta Masculino
Alan Fonteles – Nascido em Marabá (PA), o jovem de apenas 20 anos possui duas medalhas paralímpicas no currículo. Em Londres, Alan silenciou o Estádio Olímpico lotado ao superar o até então imbatível e favorito sul-africano Oscar Pistorius na prova dos 200m T44.
Daniel Dias – Maior vencedor brasileiro na história das Paralimpíadas, Daniel não teve adversários em Londres. Conquistou a medalha de ouro em todas as seis provas que disputou e entrou para a história ao alcançar a incrível marca de 15 medalhas em duas participações em Jogos Paralímpicos, sendo 10 de ouro.
Dirceu Pinto – Dirceu confirmou seu favoritismo em Londres e se sagrou bicampeão paralímpico individual na Bocha, classe BC4. Além do título de simples, Dirceu subiu ao lugar mais alto do pódio também nas duplas ao faturar o ouro ao lado de Eliseu dos Santos.
Categoria Melhor Atleta Feminino
Lúcia Teixeira – A paulistana de 31 anos alcançou em Londres seu momento máximo. Logo em sua primeira Paralimpiada, disputou a final da categoria para atletas até 57 kg e voltou para casa com a medalha de prata no peito.
Shirlene Coelho – A atleta deu um verdadeiro show na capital inglesa. Shirlene não só conquistou a inédita medalha de ouro na prova do Lançamento de Dardo, como quebrou a própria marca na final e estabeleceu um novo recorde mundial. Esta foi a segunda medalha paralímpica de Shirlene, que em 2008 havia sido prata também no Lançamento de Dardo.
Terezinha Guilhermina – Soberana nas pistas, a mineira esbanjou talento e simpatia em Londres. Recordista mundial nos 100m, 200m e 400m T11, Terezinha faturou o ouro nos 100m e 200m, com direito a quebra de recorde mundial nos 100m. Em três participações paralímpicas a atleta acumula seis medalhas, sendo três delas de 
ouro.

fonte : deficiêntesemação