Contas de água em braile já chegam à casa de usuários com deficiência visual em São Paulo

care 2

Para se cadastrar no programa e receber a conta em braile, os deficientes devem ligar para 0800-055-0195 (para cidades do litoral e interior do Estado) ou 0800-011-9911 (para capital e região metropolitana).
É obrigatório informar o registro geral do imóvel em que vivem.
Pessoas com deficiência visual de 363 municípios do Estado de São Paulo atendidos pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) já podem receber a conta de água em braile a partir deste mês. A cobrança será entregue pelos Correios junto com a conta convencional. Para receber o benefício, esse público deve ser o titular da ligação de água.

O programa foi criado em outubro. A Sabesp tem feito contato com associações de deficientes visuais para dar informações sobre o serviço e receber adesões, como é o caso da Sociedade Francana de Instrução e Trabalho para Cegos, da cidade de Franca (400 km de São Paulo), em cuja região a empresa atende a outros 29 municípios.
"É uma iniciativa muito importante, que valoriza a inclusão social. Fiquei muito feliz", disse Edna Doca Lopes, 80, presidente da entidade francana, que possui cerca de 300 pessoas cadastradas.
A conta em braile permite apenas que os cegos saibam o valor cobrado pela água. Para fazer o pagamento, é necessário utilizar a conta normal. "Apesar do gasto de papel ser maior, ajuda na conferência do valor que vem sendo debitado na minha conta corrente para o pagamento de água", afirmou Edna.
A adesão ao programa, segundo Sirlene, ainda é pequena, mas ela disse acreditar que haverá um aumento gradual. "Muitos cegos moram com outras pessoas e acabam não tendo interesse. Mas o programa é muito positivo para aqueles que vivem sozinhos e para a conferência do valor."
Serviço
Para se cadastrar no programa e receber a conta em braile, os deficientes devem ligar para 0800-055-0195 (para cidades do litoral e interior do Estado) ou 0800-011-9911 (para capital e região metropolitana). É obrigatório informar o registro geral do imóvel em que vivem. O programa é válido para ligações de água residencial, comercial e industrial.

Fonte: noticias.uol.com.br