Onze equipes de Basquete em Cadeira de Rodas buscam vagas entre as melhores do 

om 9

Começou nesta terça-feira, 27, o Campeonato Brasileiro da Divisão de Acesso 2012 de Basquete em Cadeira de Rodas. Cerca de 150 pessoas entre atletas, equipe técnica, classificadores, árbitros, dirigentes e profissionais de apoio participam da competição.
O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e conta com patrocínio do Ministério do Esporte via Sistema de Convênios (Siconv).

A competição será a penúltima da modalidade no ano e tem a participação de 11 equipes: duas do Norte, duas do Centro-Oeste e duas do Sul, além de três do Nordeste e três do Sudeste. Os times estão divididos em chaves, com três equipes no grupo A e outras quatro nos grupos B e C. Os jogos acontecem no Ginásio do Grupo Ideal, no bairro Batista Campos. A decisão do título, no próximo domingo, 2, será nas instalações do Ginásio da Academia Athlética, em duelo previsto para às 8h30.
Após a cerimônia de abertura do evento, as equipes da ADFPA (PA) e Adefu/Uberaba (MG) entraram em quadra para a partida inaugural do torneio. Num jogo equilibrado, os mineiros conquistaram a vitória nos instantes finais e venceram por apenas dois pontos: 37 x 35. O Brasileiro continua nesta quarta-feira, 28, com mais sete jogos e segue até o próximo domingo. A divisão de acesso classificará seis equipes para a 3ª divisão nacional.
Sistema de Convênios
Entre as ações contempladas pelo Siconv está o incremento de mais fases de treinamento, com contratações de novos profissionais para maior acompanhamento, aquisições de materiais esportivos, participações em intercâmbios e presença em competições internacionais de grande porte.
As Seleções de Judô, Natação, Hipismo, Atletismo, Paratiro Esportivo, Futebol de 5, Bocha, Ciclismo, Esgrima, Futebol de 7, Goalball, Halterofilismo, Remo, Basquete em Cadeira de Rodas (Masculino e Feminino), Tênis em Cadeira de Rodas, Tiro com Arco, Vôlei Sentado e Vela integram o projeto de convênios firmados entre o CPB e o Governo Federal.
*Com informações da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas

Comunicação CPB ( imprensa@cpb.org.br)
Janaína Lazzaretti
Ananda Rope
Estagiário: Jorge Macedo