Parque Nacional Marinho, em Fernando de Noronha, inaugura praia com total acessibilidade .


nandos 7

A cadeirante Mosana Cavalcanti há dez anos não tomava banho de mar, pelas dificuldades e falta de estruturas das praias brasileiras.
No Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (PE), a Baía do Sueste, a primeira praia com total acessibilidade para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. A iniciativa faz parte do Programa Praia sem Barreiras, uma parceria da Empetur, ICMBio (PARNAMAR/FN), Econoronha, Administração do Distrito Estadual, Governo do Estado e Governo Federal.
O projeto consiste em uma esteira de acesso ao mar de 30 metros e quatro cadeiras de rodas anfíbias. Todos os equipamentos ficarão à disposição dos visitantes no Posto de Informação e Controle (PIC) Sueste. Além dos equipamentos, o espaço também conta com estacionamento, loja de conveniência, lanchonete, serviço de locação de equipamentos para mergulho livre, cadeira, guarda-sol, bicicletas, sanitários (inclusive os adaptados para pessoas com deficiência) e guarda-volumes.
De acordo com Para Pablo Mórbis, Gerente da Econoronha, a Praia do Sueste reforça também sua vocação para atender famílias, idosos e pessoas que gostam do banho em águas mais calmas. "Quando a administração apresentou este projeto, nós não poupamos esforços para sua realização. Hoje, sem dúvida, tenho certeza que valeu a pena. Nós vamos continuar lutando para avançar ainda mais em acessibilidade no parque", disse.
A cadeirante Mosana Cavalcanti é uma das beneficiadas por este projeto. Há dez anos não tomava banho de mar, pelas dificuldades e falta de estruturas das praias brasileiras. "Noronha hoje é outra Noronha. Vocês estão fazendo a diferença ao possibilitar que pessoas com deficiência e idosos possam tomar banho de mar. Acesso significa cidadania, oportunidade e mudança de paradigmas", comentou a cadeirante, sobre a acessibilidade na Praia do Sueste.
Segundo Ricardo Araújo, Chefe do parque, o momento é muito especial. "A estrutura é ambientalmente sustentável. Estamos trabalhando agora com a inclusão social. A Econoronha trabalhou brilhantemente indo além e contribuindo para a primeira unidade de conservação a ter acessibilidade. O que colabora para a nossa visitação a nível internacional."

Fonte: Usina da Inclusão