Resiliência, enfrentamento e qualidade de vida na reabilitação de indivíduos com lesão medular

esolenciasde 8


Estudos mostram que pessoas mais resilientes apresentam estratégias de enfrentamento que reduzem o estresses
Em condições adversas e, consequentemente, podem ter uma melhor percepção da qualidade de vida.
O presente estudo teve como objetivo investigar resiliência, qualidade de vida e estratégias de enfrentamento em pessoas com lesão medular, com intuito de identificar recursos promotores de saúde que possam subsidiar práticas em reabilitação.
É neste contexto que a pesquisa realizada torna-se relevante para profissionais que trabalham em reabilitação, pessoas com lesão medular e seus familiares.
Participaram da investigação 52 indivíduos, com escolaridade equivalente ou superior ao ensino médio, média de 30 anos de idade (DP = 6,6), homens (n = 36; 69%) e mulheres (n = 16; 31%), com lesão medular traumática há, no mínimo, um ano (M = 4 anos; DP = 2,9), com diagnósticos de paraplegia (n = 31; 60%) e tetraplegia (n = 21; 40%), sendo que a etiologia de maior prevalência foi trauma veicular (n = 35; 67%).
Características da lesão medular e medidas de independência funcional foram obtidas do prontuário médico dos participantes. Foi realizada entrevista semiestruturada e aplicados os seguintes instrumentos: Questionário Genérico de Qualidade de Vida (SF-36), Escala de Resiliência Wagnild e Young, Inventário de Resiliência (IR) e Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP).Os dados da entrevista foram submetidos à análise de conteúdo temático e realizou-se estatística descritiva e inferencial dos dados quantitativos.
Os resultados mostraram que focalização no problema (M = 3,96) foi a estratégia de enfrentamento mais utilizada, enquanto a focalização na emoção obteve a menor média (M = 1,92) de utilização. De acordo com a Escala de Resiliência, a maioria (92%) dos participantes foi avaliada mais resiliente.
Todos os participantes, acentuadamente aqueles com maior tempo de lesão medular, apresentaram características de resiliência compatíveis com o fator satisfação no trabalho (IR), e 98,1% (n = 51) compatibilizaram-se com o fator sensibilidade emocional (IR). A análise de regressão indicou que inovação e tenacidade (IR) parecem prevalecer entre aqueles com paraplegia (p < 0,05).
A qualidade de vida (SF-36) revelou-se mais comprometida nos domínios físicos: capacidade funcional (M = 33,3) e aspectos físicos (M = 51,4). O domínio de qualidade de vida capacidade funcional correlacionou-se (p < 0,01) positivamente com fatores de resiliência e saúde mental: Vitalidade (rho = 0,51), Escala de Resiliência (rho = 0,49), Saúde Mental (rho = 0,40), Tenacidade e Inovação (rho = 0,37), destacando-se a relevância da abordagem de aspectos psicossociais na reabilitação.
As entrevistas indicaram as seguintes modalidades de enfrentamento promotoras de resiliência: acesso à informação, percepção positiva da capacidade de replanejar e conduzir a própria vida, habilidades sociais, independência e autoestima.
Esses resultados revelaram alguns fatores individuais de proteção como essenciais à adaptação após a ocorrência de uma lesão medular. Práticas em reabilitação seriam aprimoradas através da adoção de condutas terapêuticas que pudessem favorecer o desenvolvimento desses recursos protetores.
Sugere-se que pesquisas futuras investiguem resiliência, enfrentamento, qualidade de vida e nível de independência funcional também em pessoas com escolaridade mais baixa. Ressalta-se que a reabilitação de pessoas com lesão medular é potencialmente mais efetiva a partir de intervenções em equipes multiprofissionais, que incluam também aspectos biopsicossociais.


fonte: defiêntes em ação